Devemos continuar a obter o melhor das equipes em situações de recessão e desemprego
Nós que somos Gestores de Segurança e que respondemos pelo treinamento de pessoas da área, temos procurado a cada instante estimular o alto desempenho de nossas equipes. Qualidade, comprometimento, criatividade, capacidade de execução e superação de limites são palavras de ordem em nossas diretorias de segurança empresarial e nas Universidades.
Buscar a excelência, e a alta performance nos faz vencer diversos desafios. O mais difícil está por vir com o agravamento da crise financeira mundial e que começou a ter reflexos no Brasil em Setembro do ano passado, com queda da atividade econômica, o cenário de recessão, e com o aumento do desemprego.
Diante deste quadro sombrio, uma pergunta ecoa em nossas mentes de Gestores, como obter o melhor das equipes e conseguir dar o máximo no trabalho sem que o pessimismo nos contamine, pois ele está estampado nas manchetes e análises de conjuntura econômica de especialistas de diversos setores do país.
Um dos primeiros reflexos da situação de crise é a diminuição da auto estima, pois as pessoas desde o Porteiro, Recepcionistas, Fiscais, Inspetores, Guardetes, Vigilantes, Supervisores, Coordenadores e Gerentes sentem-se desprestigiadas e ameaçadas pelos cortes e desemprego. Com isso nem o desempenho normal elas conseguem ter, muito menos o alto desempenho.
Para vencer estes problemas cada um deve fazer uma auto análise, buscando sua verdade interior, entender o que é e o que faz na empresa, verificando suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional, e o que está pretendendo CONSTRUIR. Afinal a crise não pode destruir o patrimônio interior de cada um.
Nossa responsabilidade no gerenciamento de equipes de segurança passa a ser a elevação da auto estima e da valorização profissional, sendo transparente em relação às condições e decisões da empresa, e mostrando a importância do auto-desenvolvimento profissional. Fazer curso Universitário de Gestão de Segurança Privada pode ser uma grande saída e os diversos cursos livres e de extensão em planejamento e Análise de Riscos, e os MBS e MBAs que estão no mercado.
Sabemos que se desenvolvermos uma atitude positiva poderá arrumar emprego em qualquer situação, cultivando uma cultura de treinamento e reciclagem em nossas áreas de atuação, resgatando a auto estima e a melhoria do desempenho em cenários mais caóticos. Como disse Musashi – O segredo da vitória está no espírito – treine, treine, e treine. Além do suporte emocional, dado pela valorização do profissional da segurança privada e eletrônica, as chefias devem agir na dimensão racional, o mapeamento de habilidades e competências com seu feedback são ferramentas importantes neste contexto.
Em nossas empresas treinamos na CIPA, nas Brigadas e nos exercícios de abandono de prédios, precisamos estar preparados para o inesperado, e o mesmo deve ser feito em nossos departamentos de Segurança Patrimonial em momentos de crise e incertezas.
Ao encerrar este artigo, que divulga o Curso de Gerenciamento de Carreiras 2009 que ministro em Santo André apoiado pelo IBFE, pelo Jornal Segnews e pela ABSO quero falar de um aspecto vital para o alcance das metas e dos resultados positivos em nossas empresas e nossas vidas que é o apoio da família, os familiares devem estar preparados para enfrentar a crise e se organizar, revendo as contas, poupando mais e racionalizando os gastos. A técnica, a razão e o seguir os procedimentos a risca, com coragem e tenacidade, fazendo prevenção, ajudam a tirar um pouco do fardo de quem precisa sustentar honestamente sua família e por isso está temeroso com a crise.
Ulisses Nascimento é Gestor de Segurança Privada formado na Universidade Paulista. Profissional com mais de vinte anos de experiência na área de segurança corporativa, oficial da reserva do Exército Brasileiro, Instrutor e Coordenador de Segurança Universitária no Campus Anchieta da UNIP, especialista formado pela mesma Universidade, vice coordenador do GIASES, membro da OBESST, sócio da ABSO, diretor do Conseg 83DP e membro da Comissão Estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Possui diversos cursos de Extensão Universitária na Brasiliano Associados e Universidade São Judas. Indicado dois anos seguidos 2007 e 2008, para receber o Prêmio Destaque da Segurança empresarial no Brasil. Articulista de diversos sites e Revistas especializadas na área de segurança.