
Por Pollyanna Melo - www.administradores.com.br
Muitos são os fatores que prejudicam a carreira de um profissional. Mas, existe um motivo que, é muitas vezes imperceptível, mas que prejudica muito a vida de uma pessoa, a Auto-sabotagem.
A auto-sabotagem é o motivo mais comum pelo qual as pessoas arriscam o emprego, a carreira e a reputação. Pode ocorrer em uma simples gafe, ser gerada pelo medo de aprender coisas novas, pela expectativa de patrões ou incapacidade para delegar tarefas, e traz à tona sentimentos como frustração, culpa e dúvida, por mais inteligente ou qualificado que o profissional seja.
Para não ter seu potencial jogado fora, alguns ajustes se fazem necessários e é possível começar não tropeçando nas próprias pernas e evitando uma série de posturas que só tendem a atrapalhar a sua carreira, como: procrastinar; inventar desculpas; assumir posturas defensivas; não ouvir; perder tempo; não conseguir delegar tarefas; ter medo de fazer ou receber avaliações de desempenho e considerar-se indispensável.
Se você age de alguma dessas formas, está limitando seu próprio sucesso. É importante estarmos sempre atentos às atitudes tomadas durante o trabalho para não sermos julgados por erros que podem ser ajustados.
O psiquiatra Mark Goulston, escreveu um livro sobre como evitar e superar condutas de auto-sabotagem que podem deixar qualquer pessoa frustrada e insegura, prejudicando sua carreira. Em Pare de se sabotar no trabalho é possível encontrar o ponto de equilíbrio para o leitor deixar de ser seu pior inimigo e começar a trabalhar para atingir o sucesso tão almejado.